Os concelhos de Arganil, no distrito de Coimbra, e Lamego, em Viseu, vão recuar para a terceira fase do plano de desconfinamento, anunciou, esta quinta-feira, o Governo, em conferência de imprensa, depois do Conselho de Ministros.
Em sentido inverso, Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes vão passar a acompanhar o país no desconfinamento.
A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantou ainda que há 12 concelhos em alerta, entre os quais Vila Nova de Poiares e Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra; Alvaiázere, em Leiria, e Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro.
A estes juntam-se Albufeira, Fafe, Golegã, Melgaço, Montalegre, Torres Vedras, Vale de Cambra e Odemira.
Apesar do alerta, o presidente da Câmara de Poiares, João Henriques, refere que não há motivos para alarme, porque a situação está controlada:
Nesta entrevista à MundialFM, que pode acompanhar, na íntegra, em mundialfm.sapo.pt, o autarca poiarense refere ainda que o processo de vacinação no concelho está a decorrer como previsto:
Um dos concelhos que recua no processo de desconfinamento é, como referi, Arganil. O presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, contesta a forma como os valores são calculados:
Numa altura em que o Rally de Portugal está a chegar, o autarca arganilense considera que o único setor que poderá ser afetado é o da restauração:
Luís Paulo Costa apela a um comportamento responsável por parte do público:
O apelo do presidente da Câmara de Arganil aos amantes do desporto automóvel, quando estamos perto da passagem do Rally de Portugal pela região Centro. Arganil recua para a terceira fase do processo de desconfinamento, com as naturais consequências na economia local.
O Rally de Portugal vai ser, aliás, o tema em destaque na página de desporto, mais à frente, neste grande jornal.