Coimbra é a Região Europeia da Gastronomia em 2021/2022. A cerimónia oficial que envolveu os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra decorreu esta manhã, no Convento de São Francisco, em Coimbra.
Esta iniciativa da CIM da Região de Coimbra constitui um desafio para reforçar a identidade e a união das entidades públicas e privadas, bem como da população, neste território do Centro de Portugal, realçou a ministra da Coesão Territorial.
Ana Abrunhosa destacou algumas das mais-valias gastronómicas deste território:
Para o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, este título de Região Europeia de Gastronomia, que Portugal, através de Coimbra, vai partilhar com a Eslovénia durante dois anos, apenas é possível graças ao envolvimento de instituições dos setores público e privado que valorizam a diversidade e a riqueza de uma Europa global:
O programa incluiu a assinatura de um protocolo, para o funcionamento na cidade dos estudantes da Loja Região de Coimbra, entre o município e a CIM Região de Coimbra, presidida por José Carlos Alexandrino.
O também autarca de Oliveira do Hospital realçou que esta iniciativa pretende mostrar várias vertentes:
Já o secretário executivo da CIM – Região de Coimbra, Jorge Brito, sustentou os objetivos desta iniciativa:
O embaixador desta iniciativa é o chef Luís Lavrador:
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, destacou a importância da gastronomia no desenvolvimento dos territórios e do turismo:
Já a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, através de uma mensagem gravada, enfatizou que esta distinção é apenas o início de um percurso de sucesso:
A região de Coimbra é a partir de hoje Região Europeia da Gastronomia 2021/2022. A cerimónia de abertura oficial decorreu esta manhã, no Convento de São Francisco, na cidade dos estudantes.
Esta Iniciativa que envolve os 19 da Comunidade Intermunicipal tem muitas ambições, entre elas a criação de uma carta gastronómica regional e o contributo para uma alimentação mais sustentável e saudável.