A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra apresentou, no último sábado, o Plano de Atividades para a promoção dos Caminhos da Região de Coimbra e do Guia de Percursos Pedestres. O grande objetivo desta iniciativa visa promover os recursos naturais da Região através de uma rede de trilhos pedestres, desde as pequenas rotas às Grandes Rotas do Alva, Bussaco e Mondego, que proporcionam vários dias de caminhadas e experiências associadas.
O plano foi apresentado em Mortágua, concelho do distrito de Viseu, mas que integra a CIM Região de Coimbra, bem como a Mealhada, do distrito de Aveiro. Na sua intervenção, o presidente da Câmara, José Júlio Norte, desvalorizou o facto de grande parte da área do seu município ser arborizada com eucalipto e explicou porquê:
O Plano prevê a realização de 19 caminhadas, uma por cada município da CIM, entre Maio deste ano e Setembro de 2022, como referiu o Secretário-Executivo, Jorge Brito:

O presidente da CIM-RC revelou que são cerca de 700 quilómetros de rotas:
Toda a informação sobre as caminhadas consta de um folheto, que pode ser consultado no site da CIM Região de Coimbra ou nas suas redes sociais.

