No âmbito da estratégia delineada para o combate à Vespa Velutina, a Câmara Municipal de Cantanhede, Coimbra, vai disponibilizar cerca de 600 armadilhas a apicultores de todo o concelho, tendo em vista o controlo de ninhos existentes, e prevenindo assim, a criação e o desenvolvimento de novos ninhos.

As armadilhas serão entregues pelas respetivas juntas e uniões das freguesias, que, desde a primeira hora, se disponibilizaram a colaborar no desenvolvimento desta ação.

Para o efeito, os apicultores interessados deverão estar inscritos na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e apresentar explorações apícolas ativas no concelho, ficando assim, de forma voluntária e responsável, encarregues pela instalação, manutenção, substituição do atrativo e posterior recolha, evitando o seu abandono, originando impacto negativo no equilíbrio dos ecossistemas.

A sinalização dos vespeiros deve ser comunicada aos serviços da Proteção Civil Municipal através do número 231 423 818 ou email geral@cm-cantanhede.pt.