A cápsula Crew Dragon da SpaceX parte hoje levando a bordo quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional, onde a terceira missão do grupo privado desde que os Estados Unidos retomaram os voos tripulados para o espaço.
A bordo segue o astronauta da ESA Thomas Pesquet, que será o quarto europeu a comandar a Estação e o primeiro a voar no foguetão Crew Dragon da SpaceX, os astronautas da NASA Shane Kimbrough e Megan McArthur e o astronauta da agência espacial japonesa JAXA Akihiko Hoshide, para a missão Alpha com durança de seis meses.

A 22 de Abril, prevista para quinta-feira, a partida teve de ser adiada por causa das más condições atmosféricas para hoje, às 5:49 locais, a partir do Centro Espacial Kennedy na Florida.
A partida pode ser vista através do site da ESA ou do site da NASA. A cápsula Crew Dragon deverá acoplar à Estação Espacial Internacional no sábado às 10:10 (hora de Lisboa).

Trata-se do terceiro voo tripulado da SpaceX – os outros dois foram em maio e novembro de 2020 – e do primeiro com dois parceiros internacionais, sendo que o francês Thomas Pesquet será o primeiro astronauta europeu a ser enviado para a ISS numa nave de fabrico norte-americano decorridos mais de dez anos.
A NASA juntou-se à empresa aeroespacial privada norte-americana SpaceX para enviar astronautas à ISS, prescindindo das naves russas Soyuz.

A 30 de maio de 2020, os Estados Unidos enviaram dois astronautas para a ISS, a bordo da Crew Dragon, pondo fim, com um voo de teste, a um interregno de quase nove anos de voos espaciais com veículos de fabrico não-americano.
O último voo de vaivéns da NASA, no caso da frota Atlantis, ocorreu em 08 de julho de 2011. Tanto a nave da versão Crew Dragon, com capacidade para transportar até sete astronautas, como o foguetão Falcon 9 são reutilizáveis.

