O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 25,9% em março comparativamente com o ano anterior e 0,2% face a fevereiro, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.
De acordo com o IEFP, no final de março, estavam registados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas 432.851 desempregados.
Este número representa 70,7% de um total de 611.958 pedidos de emprego.
Segundo os dados disponíveis, em março, a nível regional, o desemprego registado aumentou em todas as regiões do país, sendo o aumento homólogo mais pronunciado o da região do Algarve, seguido de Lisboa e Vale do Tejo e da região da Madeira.
O desemprego aumentou nos três setores de atividade económica face ao mês homólogo de 2020, com maior expressão no setor dos serviços.
No setor secundário, o IEFP destaca a subida nos ramos da indústria do couro e dos produtos do couro e da fabricação de veículos automóveis, componentes e outros equipamentos de transporte.
As ofertas de emprego por satisfazer, no final de março, totalizavam 14.371, nos serviços de emprego de todo o país, uma subida de 16,8% em termos homólogos e de 22,7% em termos mensais.

