Foi esta segunda-feira, que cinco dos 39 estudantes raptados no mês passado durante o ataque a uma escola no Noroeste da Nigéria foram libertados, informaram as autoridades.

Comissário de segurança interna do estado de Kaduna não esclareceu se foram resgatados por agentes de segurança ou voluntariamente pelos seus raptores.

Leia também:

Os estudantes foram resgatados esta segunda-feira à tarde e encontram-se a ser submetidos a exames médicos, numa instalação militar.

A Nigéria tem sofrido vários ataques deste tipo este ano:

  • 2 de Março – 279 estudantes que tinham sido raptados no Estado de Zamfara, no Noroeste da Nigéria, foram libertados.
  • 16 de Março- 38 estudantes e professores do Colégio Governamental de Ciências de Kagara, no estado ocidental do Níger, acabaram por ser libertados.
  • 11 de Dezembro – 344 estudantes foram também tornados reféns numa escola em Kankara, no estado de Katsina, onde foram libertados uma semana mais tarde.

O que os “bandidos” pretendem com isto, é mais tarde exigirem um resgate, onde mostram um vídeo de alguns dos estudantes a sem espancados num local desconhecido. Embora que o Governo não negocie com os mesmos, pois isso iria encorajar mais ataques.