O chefe do serviço humanitário da ONU, Mark Lowcock, anuncio hoje uma ajuda de emergência no valor de 14 milhões de dólares aos refugiados Rohingya, afetados por um grande incêndio num dos campos de Bangladesh.
O apoio financeiro será usado para construir e fornecer serviços de emergência, incluindo água, saneamento, alimentação e apoio psicológico e também será usado para construir tendas e fornecer serviços de emergência. Pretende apoiar dezenas de milhares de pessoas afetadas pelo incêndio, que causou 45.000 desalojados, 15 mortos e mais de 500 mil feridos.
O fogo destruiu um hospital e outras instalações de saúde, nutrição e educação no campo de refugiados de Kutupalong, o maior do mundo, localizado no distrito de Bazar de Cox, no Bangladesh. O incêndio teve início na madrugada de segunda-feira e levou horas para se extinguir, destruindo mais de 10.000 tendas.
Para a ONU, o apoio aos refugiados Rohingya é mais vital do que nunca no âmbito da atual pandemia e à medida que a estação das monções se aproxima.
