FC Porto lança memorial digital em homenagem a Pinto da Costa

O FC Porto assinalou o primeiro aniversário da morte de Jorge Nuno Pinto da Costa com o lançamento de um memorial digital dedicado ao antigo presidente, a maior figura da história do clube.

Faz esta segunda-feira um ano que, às 20h35 de 15 de fevereiro de 2025, o clube confirmou no site oficial o falecimento de Pinto da Costa, aos 87 anos, após uma longa luta contra um cancro na próstata, que o próprio assumiu ser maligno. Associado durante 71 anos, com mais de seis décadas de ligação aos órgãos sociais e 42 anos na presidência, ficou conhecido como o “presidente dos presidentes”, deixando um legado ímpar no universo portista.

Num dia marcado por várias iniciativas evocativas, os dragões apresentaram um memorial digital que, segundo o clube, “permitirá a qualquer pessoa, em qualquer lugar, perceber rapidamente a dimensão do tributo que o universo FC Porto prestou a Jorge Nuno Pinto da Costa”.

A plataforma recorda a “obra” do antigo dirigente, espelhada em 2.594 títulos conquistados nas mais diversas modalidades, com destaque para os 69 no futebol, bem como o crescimento e a projeção internacional alcançados ao longo das quatro décadas em que liderou os destinos da instituição.

O memorial detalha ainda o processo de construção do espaço permanente de homenagem no Estádio do Dragão, reunindo testemunhos, mensagens e imagens que marcaram o período de luto e reconhecimento ao histórico dirigente azul e branco.

0