A agência meteorológica espanhola (Aemet) levantou esta quinta-feira o alerta vermelho em Espanha após a passagem da tempestade Leonardo, que causou danos significativos na Andaluzia, sul do país. O alerta foi reduzido para laranja, mantendo a previsão de ventos muito fortes e chuvas persistentes.
Na Andaluzia, as autoridades continuam à procura de uma mulher que caiu no rio Turville, no município de Sayalonga, Málaga. Durante a tempestade, 3.500 pessoas foram retiradas das suas residências e a maioria das escolas foi encerrada preventivamente. Algumas unidades retomaram as aulas, mas os estabelecimentos nas áreas mais afetadas permanecem fechados.
O tráfego ferroviário no sul de Espanha continua praticamente paralisado. Em Madrid, a rutura de uma conduta de água na zona de Barajas, causada pelas chuvas, afetou o acesso rodoviário ao Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas e provocou a suspensão da linha 08 do metropolitano entre os terminais 01, 02, 03 e 04.
A Aemet alerta que, apesar de menos intensa, a chuva vai continuar a acumular água em zonas já saturadas, mantendo o risco de inundações.

