A SpaceX corre o risco de perder o contrato para a missão Artemis III, que levará os primeiros astronautas à Lua desde 1972. O administrador da NASA, Sean Duffy, anunciou a abertura do contrato a outras empresas do setor, citando a rival Blue Origin, devido a atrasos no desenvolvimento do foguetão Starship.
Duffy afirmou à CNBC que o objetivo é que a missão lunar seja concluída durante o atual mandato presidencial, referindo:
“Adoro a SpaceX, é uma grande empresa. O problema é que estão atrasos. Adiaram os prazos e nós estamos numa corrida contra a China. Vou abrir o contrato e deixar outras empresas competirem com a SpaceX, como a Blue Origin”.
O contrato original previa que a SpaceX transportasse a cápsula Orion com os astronautas a bordo até à superfície lunar, usando o Starship.

Em resposta, Elon Musk declarou na rede social X que a Blue Origin “nunca transportou uma carga para a órbita, quanto mais para a Lua” e defendeu que a SpaceX está a avançar rapidamente:
“Comparando com o resto da indústria espacial, a SpaceX está a avançar como um relâmpago. Além disso, o Starship acabará por fazer toda a missão lunar. Escrevam o que vos digo”.
A disputa reflete a pressão da NASA para cumprir o calendário da Artemis III e a competitividade crescente no setor espacial.

