O rei Carlos III e a rainha Camilla expressaram a sua solidariedade às vítimas das recentes tempestades devastadoras no sul e sudeste da Ásia, que provocaram mais de mil mortes e deixaram mais de 800 pessoas desaparecidas, segundo o último balanço das autoridades. As cheias e deslizamentos afetaram principalmente Indonésia, Sri Lanka e Tailândia, tendo também impacto em Índia, Malásia e Vietname.
Em comunicado, a realeza britânica afirmou estar “profundamente triste ao saber da devastação causada” e transmitiu sentidas condolências às famílias das vítimas. Acrescentaram que os seus pensamentos e orações estão com os desalojados e com aqueles que aguardam notícias de entes queridos desaparecidos. Os reis destacaram ainda a coragem dos socorristas e voluntários que têm prestado assistência durante os trabalhos de recuperação.
De acordo com a Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia, as cheias deslocaram cerca de 290.700 pessoas nas províncias de Sumatra do Norte, Sumatra Ocidental e Aceh.
O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, também expressou profundo pesar e solidariedade às populações afetadas, sublinhando a gravidade da tragédia e o impacto humano e social causado pelas tempestades tropicais extremas.


