Derrame de hidrocarbonetos em Valado de Frades está a ser investigado pela APA

Um derrame de hidrocarbonetos detetado esta sexta-feira de manhã em Valado de Frades, no concelho da Nazaré, levou à intervenção de várias entidades e está a ser alvo de investigação para apurar a sua origem. A ocorrência foi sinalizada por volta das 10h00, na Estrada das Valas, numa zona onde um curso de água afluente do rio do Meio apresenta agora uma massa negra e luzidia à superfície.

Em comunicado, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) esclarece que o foco de poluição envolve efluentes com aspeto e odor compatíveis com hidrocarbonetos, pertencentes à bacia hidrográfica das Ribeiras do Oeste. Técnicos da APA, da Câmara Municipal da Nazaré e do Serviço Municipal de Proteção Civil realizaram uma ação de fiscalização imediata no local, contando com o apoio de quase três dezenas de operacionais ao longo do dia.

Para evitar que a contaminação atingisse o rio do Meio e, posteriormente, o mar, foi mobilizada uma equipa dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, que instalou uma barreira de contenção de forma a confinar a massa poluente até à sua remoção.

A APA adianta que, apesar das diligências efetuadas, continua sem sinais da origem da descarga a montante, sendo provável que o derrame tenha ocorrido durante a noite de 13 para 14 de novembro, possivelmente através de um autotanque. Foram recolhidas amostras da água contaminada, que serão analisadas para ajudar a identificar o tipo de efluente e o eventual responsável.

A Câmara da Nazaré informou que a estrada que liga o Bárrio a Valado de Frades permanece interditada por precaução. A limpeza da área afetada deverá começar este sábado. O derrame está a ser tratado como um potencial crime ambiental, cujos factos seguirão para o Ministério Público.

0