O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para 12 distritos do continente — Porto, Guarda, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga — devido à previsão de vento forte com rajadas até 80 km/h, podendo atingir 90 km/h nas zonas de serra, na próxima quinta-feira.
A depressão Claudia será responsável pelo agravamento do estado do tempo em todo o território nacional, trazendo vento intenso, chuva persistente e forte agitação marítima.
Toda a costa continental encontra-se já sob aviso amarelo por agitação marítima até às 15h00 de quarta-feira, prevendo-se ondas entre 4 e 4,5 metros. Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja manterão o aviso amarelo entre as 03h00 de quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira.
A Madeira será igualmente afetada pela depressão. A costa sul e as regiões montanhosas da ilha estarão sob aviso laranja entre as 03h00 e as 09h00 de quarta-feira, devido a chuva forte e persistente com possibilidade de trovoadas, passando depois a amarelo. A costa norte e o Porto Santo encontram-se já sob aviso amarelo, prolongando-se até quinta-feira.
O arquipélago estará também sob aviso por vento forte, com rajadas que podem atingir 95 km/h nas zonas montanhosas, e por agitação marítima durante quinta e sexta-feira.
O IPMA prevê que os maiores acumulados de precipitação se registem no litoral Norte e Centro e nas regiões montanhosas, podendo ultrapassar os 150 milímetros até domingo.
O pico de intensidade do vento deverá ocorrer na quinta-feira, sendo este considerado o dia mais difícil da passagem da depressão Claudia, que permanecerá quase estacionária sobre o Atlântico Norte até ao fim de semana.