No Dia Mundial da Água, que se assinala esta quarta-feira, o país ficou a saber que 80% dos municípios apresentam um défice tarifário no serviço de abastecimento de água, acrescentando a esse fator elevadas perdas de água no sistema de distribuição. A conclusão é da associação ambientalista ZERO, que analisou o mais recente relatório dos serviços de água e resíduos de Portugal. Em declarações à Antena 1, Sara Correia explica que as duas situações estão relacionadas:
Segundo o relatório, a água não faturada, em 2021, representou perdas económicas de quase 350 milhões de euros. Entre os problemas estão fugas na rede, uso ilegal ou a cedência de água aos bombeiros, por exemplo.
Para assinalar o Dia Mundial da Água, o Presidente da República publicou um texto no portal da Presidência, no qual apela à adoção de ações concretas para concretizar os Objetivos da Década. Reduzir o desperdício de água e reforçar a circularidade e o recurso a origens alternativas são medidas defendidas por Marcelo Rebelo de Sousa. O Chefe de Estado desafia os Legisladores, o Executivo e o Poder Local, bem como todos os cidadãos, agentes económicos, comunidade científica, organizações da sociedade civil e administração pública, a associarem-se ao compromisso de contribuírem para mais rapidamente alcançarmos, no nosso país, os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.