A 3ª Edição do “Abril no Feminino” vai decorrer entre os dias 5 e 27 de Abril, na cidade de Coimbra, em 5 espaços emblemáticos: Convento de São Francisco,  Seminário Maior de Coimbra,  Casa da Escrita, Museu Nacional de Machado de Castro e Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. 

O evento continuará a promover uma programação plural e inclusiva focada essencialmente nas mulheres, através do Teatro, Cinema, Arte, Literatura, Poesia, Fotografia e Gastronomia. 

Segundo Margarida Mendes Silva, produtora e autora do projeto, “o tempo de hoje, para muitas mulheres, neste violento e conturbado mundo, é ainda de “reclusão em céu aberto”. Conhecidas e anónimas fizeram a diferença e foram determinantes para a mudança, como lembra a presente edição. Mas há muito ainda a fazer. Não deixemos o futuro de lado.”

DESTAQUES 3ª EDIÇÃO

Num total de 9 actividades a percorrer o mês de Abril, os destaques são: a evocação de Maria Lamas e a sua obra, “As Mulheres do meu País”; o centenário de Natália Correia e o 49º aniversário do 25 de Abril.

A obra de Maria Lamas, figura cimeira do activismo político, será revisitada, setenta e cinco anos depois da sua publicação, pela escritora e jornalista Susana Moreira Marques e pela cineasta Marta Pessoa.

No centenário de Natália Correia, a sessão programada irá recordar a personalidade marcante e singular na sociedade portuguesa contemporânea, através do recital conduzido pelas actrizes Helena Faria e Teresa Faria.

O 49º aniversário do 25 de Abril será o motivo para dar voz às mulheres que lutaram pela liberdade em tempos de ditadura, com Joana Brandão.

A instalação “As Penélopes”, pela equipa Bairro dos Livros, as fotografias de Bárbara Marques, a conversa com Olga Cavaleiro e a palestra de Pedro Miguel Ferrão, completam o programa.