Concertos, ações educativas, iniciativas desportivas e artísticas são algumas das propostas idealizadas pelo Município de Montemor-o-Velho, no âmbito do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril no concelho, dedicado a toda a população.
No Dia da Liberdade, o programa que assinala a efeméride começa pelas 10h00, na Praça da República, com o hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional executado pelos músicos das quatro centenárias filarmónicas concelhias, seguindo-se o arranque do Passeio Familiar em Bicicleta (15 quilómetros), do IV Circuito das Freguesias em Bicicleta (55 quilómetros) e da V Caminhada pela Liberdade com a tradicional largada de pombos junto à Pista de Atletismo.
Mas este não é o único momento repleto de simbolismo e emoção a que os participantes serão convidados a assistir: no decorrer da caminhada, será inaugurado no Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho o Conjunto Escultório 25 de abril, abrilhantado pelas atuações dos grupos Afriklave – Escola de Dança e Estúdio de Dança Nadine Loureiro. As iniciativas culturais e desportivas da manhã, culminam em ambiente festivo e de partilha, com um almoço-convívio dirigido a todos/as os/as participantes que terá lugar no Centro Náutico de Montemor-o-Velho. À semelhança dos anos anteriores, as atividades desportivas são gratuitas, mas é necessário fazer a inscrição prévia até ao dia 23 de abril através do linkhttps://bit.ly/mmv25abril.
Para a tarde, está reservado o momento institucional com a Sessão Solene da Assembleia Municipal de comemoração do cinquentenário do 25 de abril nos Paços do Concelho que, juntamente com as habituais intervenções e discursos, contará com um momento musical protagonizado pelo grupo “Arroz aos Molhos”, do Clube União Musical Recreativo Gatoense.
Recorde-se que na véspera do 25 de abril, as escolas EB2/3 de Arazede e Secundária de Montemor-o-Velho recebem a iniciativa “Assembleia Municipal vai à Escola”, com o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, a ser o “porta-voz” dos valores de Abril junto dos jovens alunos/as. Também neste dia, na recém-intervencionada envolvente do convento de Nossa Senhora dos Anjos, vai ser inaugurado um painel de azulejos feito pelos alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Velho.
No passado fim-de-semana, dias 20 e 21 de abril, em Tentúgal e Liceia, respetivamente, as centenárias Associação Filarmónica União Verridense e Associação Filarmónica 25 de setembro, protagonizaram os primeiros concertos no âmbito do programa comemorativo do Dia da Liberdade no concelho. A celebração dos valores de abril ao ritmo dos talentosos músicos e intérpretes continua no próximo sábado, dia 27 de abril, com a Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira a atuar em casa, pelas 21h30, sendo que o concerto final fica a cargo da Academia Musical Arazedense, dia 28 de abril, no Centro Cultural do Seixo, pelas 17 horas.
No dia 4 de maio, a programação promete encerrar com chave de ouro: o concerto Abril 50 no Castelo de Montemor-o-Velho, um espetáculo que terá participação especial de Sérgio Godinho e que promete ser verdadeiramente memorável, reunindo os músicos da Masterclass e diversos artistas nacionais e locais, numa fusão de várias artes, teatro, dança, poesia e música.