Devolver garrafas de plástico vai dar reembolso a partir de abril de 2026

O Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de garrafas vai entrar em funcionamento em todo o país a 10 de abril de 2026, permitindo aos consumidores receber um reembolso em dinheiro pela devolução de embalagens de bebidas de uso único em plástico, alumínio e aço.

O anúncio foi feito pela ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, esta terça-feira, no Parlamento. O sistema prevê a instalação de 2500 máquinas automáticas de recolha, complementadas por oito mil pontos de recolha manual distribuídos por supermercados, lojas, hotéis, restaurantes e cafés.

De acordo com o site oficial do SDR Portugal, ao comprar uma bebida em embalagem de uso único até três litros, o consumidor pagará um valor de depósito que será devolvido no momento da entrega da embalagem vazia. As garrafas recolhidas seguirão depois para Centros de Contagem e Triagem, onde serão transformadas em matérias-primas secundárias para a produção de novas embalagens.

O Ministério do Ambiente estima que o sistema possa gerar uma poupança anual entre 20 e 40 milhões de euros em custos de limpeza urbana. A medida, contudo, chega com mais de três anos de atraso, uma vez que a legislação previa a implementação obrigatória do sistema desde 1 de janeiro de 2022.

Com o novo sistema, Portugal pretende cumprir as metas ambientais europeias, que estabelecem que até 2029 devem ser recolhidas seletivamente 90% das garrafas de plástico e dos recipientes metálicos de bebidas.

0