Anadia recebe, de 2 a 4 de junho, o maior evento nacional dedicado ao turismo interno. Este ano, o Fórum assume uma dimensão inédita, ao reunir, pela primeira vez, todas as Entidades Regionais de Turismo em torno do tema “O Turismo Interno na Estratégia Turismo 2035”.
A Turismo Centro de Portugal apresentou hoje, em Lisboa, o programa da 11.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que vai decorrer na cidade de Anadia entre os dias 2 e 4 de junho. Sob o tema ‘O Turismo Interno na Estratégia Turismo 2035’, o evento propõe um debate aprofundado e colaborativo sobre o papel do turismo interno na próxima década.
A 11.ª edição do Fórum “Vê Portugal” é uma organização conjunta entre a Turismo Centro de Portugal e a Câmara Municipal de Anadia. Como grande novidade, a edição de 2025 conta, pela primeira vez, com a colaboração de todas as Entidades Regionais de Turismo (ERT) na organização. Cada uma das cinco ERT – Centro de Portugal, Porto e Norte, Região de Lisboa, Alentejo e Ribatejo, e Algarve – será responsável por um dos painéis do evento, os quais serão moderados pelos respetivos presidentes. O encontro é igualmente apoiado pelo Turismo de Portugal, o que consolida a importância crescente do “Vê Portugal” na reflexão sobre o turismo interno no país.

As inscrições no Fórum “Vê Portugal” são gratuitas e podem ser feitas em http://bit.ly/43R6aKs.
Os pormenores da 11.ª edição do Fórum foram revelados durante uma conferência de imprensa num restaurante em Lisboa, em que participaram as cinco ERT e o município de Anadia.
Por parte da Turismo Centro de Portugal, interveio o presidente, Rui Ventura, a diretora do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, Adriana Rodrigues, que deu a conhecer o programa, e a diretora do núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, Sílvia Ribau, que apresentou as Reuniões B2B.

Intervieram também Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, coorganizadora do evento, Luís Pedro Martins, presidente da ERT Porto e Norte, Carla Salsinha, presidente da ERT Região de Lisboa, Pedro Beato, vice-presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, e André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve. De assinalar também a presença de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo.
O programa do Fórum pode ser consultado em https://turismodocentro.pt e em www.facebook.com/forumveportugal.
Na sua intervenção, Rui Ventura recordou que “hoje é o meu primeiro dia na Turismo Centro de Portugal, com uma equipa unida em torno daquele que é hoje um setor muito importante para o nosso país. Não podia começar da melhor forma. O Vê Portugal é sentir Portugal, é mostrar o que andamos a fazer todos os dias nas nossas regiões de turismo, é promover e sentir o nosso país”.

“Espero que este seja um Vê Portugal muito positivo, que atraia muitos participantes a Anadia, para perceberem a realidade do nosso turismo interno. Agradeço a cada um de vós a vossa presença neste importante evento, que já não é um evento regional, mas sim um evento nacional”, acrescentou.
Jorge Sampaio explicou o motivo de Anadia receber o evento. “Nos Jogos Olímpicos, em agosto, conquistámos várias medalhas em ciclismo de pista. Todas as medalhas que Portugal conquistou foram treinadas nos estágios feitos em Anadia, em Sangalhos, no nosso velódromo nacional. Em Anadia, há 20 anos decidimos que o turismo desportivo era importante para nós. O Vê Portugal em Anadia também serve para falar do turismo desportivo”, adiantou.

.
“Num esforço da TCP e do município de Anadia, vamos transformar o velódromo nacional para receber aquilo que é o grande debate e o grande momento de pensamento do turismo. Receber estes painéis e todas as nossas regiões em Anadia é uma honra. Queremos fazer deste Vê Portugal o melhor de sempre”, concluiu.
Primeiro dia é dedicado ao negócio
O Fórum “Vê Portugal” arranca na tarde de dia 2 de junho, com as Reuniões B2B, que decorrerão no Museu do Vinho Bairrada. Esta iniciativa junta os agentes da oferta turística da região com operadores turísticos e agentes de viagens nacionais. É esperada a inscrição de dezenas de buyers (da parte da procura) e suppliers (da parte da oferta), com várias reuniões a decorrer em simultâneo. O objetivo é que seja um momento de que resultem novas ideias e projetos de negócio para as empresas do território.

Os buyers interessados em conhecer a oferta da região podem inscrever-se desde já no link https://bit.ly/42OIdlS.Os suppliers serão convidados a participar pela organização.
Após as Reuniões B2B, terá lugar um welcome drink no Curia Palace Hotel, reservado aos participantes nestas reuniões, oradores e convidados do Fórum.
Debates e partilha de conhecimento no segundo dia
Os debates do Fórum têm início no dia seguinte, 3 de junho, no CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos.
A Sessão de Abertura será presidida por Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, e conta ainda com a participação de Maria Teresa Belém, presidente da Câmara Municipal de Anadia, e Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal.

Seguem-se os painéis de discussão da responsabilidade das ERT. O primeiro, organizado pela Turismo do Porto e Norte de Portugal, abordará o tema “Enoturismo: Como um Ativo Incontornável do Turismo Interno”.
Moderado por Luís Pedro Martins, presidente da entidade, este painel reúne vozes de referência do setor, desde a produção à promoção, do jornalismo especializado à inovação na oferta enoturística.
A Turismo Centro de Portugal organiza o segundo painel, com o tema “Produtos, Mercados e Estratégia: Caminhos para a Internacionalização”. Rui Ventura, presidente da entidade, assumirá o papel de moderador de uma conversa que junta a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, o Turismo dos Açores, o Turismo de Portugal e a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Na tarde do segundo dia, todos os participantes no “Vê Portugal” são convidados a “Conhecer para Promover Anadia”, uma iniciativa que promove os principais ativos turísticos do concelho.
Estão previstas uma série de visitas guiadas especialmente desenhadas para dar a conhecer os melhores atrativos do território.
Jantar Oficial distingue personalidades do Turismo
O Jantar Oficial “Vê Portugal” terá lugar no Aliança Underground Museum, em Anadia, na noite de dia 3. Um dos momentos mais aguardados do programa, este momento é já uma “imagem de marca” do Fórum, uma vez que é a ocasião em que a Turismo Centro de Portugal homenageia as personalidades, instituições ou projetos que mais se destacaram no setor turístico regional e nacional.
Durante o Jantar Oficial, serão também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituídos pela Turismo Centro de Portugal, e os Prémios de Teses Académicas, que incidem sobre o Centro de Portugal.
A participação no Jantar Oficial “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação.
Terceiro dia com visão estratégica para o futuro
O último dia do Fórum “Vê Portugal”, 4 de junho, inicia-se com o painel “Turismo de Natureza na Região de Lisboa”, organizado pela Turismo da Região de Lisboa.
Carla Salsinha, presidente desta entidade, modera uma conversa que apresenta o turismo de natureza como um dos pilares emergentes da oferta turística desta região.
Segue-se o painel “A Paisagem – O Ativo Turístico do Alentejo”, da responsabilidade da Turismo do Alentejo e Ribatejo. Moderado pelo presidente, José Santos, irá abordar a importância da paisagem como protagonista da oferta turística do Alentejo.
À tarde, o terceiro painel, organizado pelo Turismo do Algarve, conversará sobre a “Importância do Mercado Interno na Atividade Turística Nacional”. O presidente André Gomes desafiou agentes económicos, associações do setor e especialistas a participar nesta discussão.
Antes do encerramento dos trabalhos, o painel final – que apresentará as conclusões do Fórum – reúne todos os presidentes das Entidades Regionais de Turismo e será moderado por Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. Este será um momento de análise e discussão das principais questões e desafios que se colocam às entidades regionais de turismo.

A Sessão de Encerramento junta Maria Teresa Belém, presidente da Câmara Municipal de Anadia, Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, Francisco Calheiros, presidente da CTP – Confederação Turismo de Portugal, e Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de Portugal.
O Fórum Vê Portugal é uma iniciativa da Turismo Centro de Portugal, que anualmente junta os protagonistas da atividade turística para um debate alargado sobre os desafios enfrentados pelo turismo interno.
Anadia é a décima primeira cidade da região a receber o evento, depois de Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Caldas da Rainha, Tomar, Covilhã e Torres Vedras.