A Rússia celebra o Dia da Vitória a 9 de maio, mas hoje dia 8 celebra-se aquele que será o dia da vitória da Europa.

O presidente da Ucrânia escreve, por isso, hoje, um longo texto onde lembra o dia em que “o mundo civilizado” honra aqueles que “defenderam o planeta do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial” mas assemelha a situação àquilo que se vive hoje na Ucrânia.

“Sabíamos o preço que os nossos antepassados pagaram por esta sabedoria. Sabíamos como é importante preservá-la e transmiti-la às próximas gerações. Mas não tínhamos ideia de que a nossa geração iria testemunhar a profanação das palavras, que, como se veio a verificar, não são a verdade para todos”, escreve numa publicação na sua página de Instagram.

“Décadas após o fim da II Guerra Mundial, a escuridão chegou à Ucrânia”, referindo que a 24 de fevereiro, data do início da invasão russa, a “palavra ‘nunca’ foi apagada” e voltaram a ouvir-se bombas.

O discurso de Zelensky é ilustrado com um vídeo a preto e branco, que simboliza que “a Primavera também pode ser a branco e preto”, referindo-se ao facto de o país ter perdido as suas cores, nos 74 dias de guerra.

https://www.instagram.com/tv/CdSI-SAjqcg/?igshid=MDJmNzVkMjY=