Zelensky anuncia nova ronda de negociações trilaterais com Rússia e EUA

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que Ucrânia, Rússia e Estados Unidos irão realizar uma nova ronda de negociações de paz no prazo de 10 dias, prevendo-se que volte a decorrer em Genebra.

O anúncio surge após Zelensky se reunir com a equipa negocial ucraniana que participou na última ronda de conversações, realizada na terça e quarta-feira na cidade suíça. O Presidente indicou que Moscovo e Kyiv deverão ultimar nos próximos dias os detalhes de uma nova troca de prisioneiros e que dará instruções adicionais aos negociadores antes do encontro.

Zelensky sublinhou que, durante as negociações de Genebra, foram acordados mecanismos para monitorizar um eventual cessar-fogo, liderados pelos Estados Unidos. No entanto, reconheceu que não houve progressos em relação à questão territorial, que permanece um dos principais impasses: a Rússia exige que a Ucrânia ceda a parte da região de Donetsk ainda sob controlo de Kyiv, enquanto o Governo ucraniano recusa entregar territórios sob domínio militar.

O Presidente ucraniano afirmou acreditar que “ainda existem oportunidades reais para terminar a guerra com dignidade” e considerou que a pressão internacional poderá ser determinante para assegurar uma paz duradoura.

0