A vacinação completa contra meningite B ultrapassou a meta de 95%, segundo dados divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS) no dia em que se assinalam 57 anos do Programa Nacional de Vacinação (PNV).

A informação divulgada, esta terça-feira, relativamente ao Programa, que, até à data, permitiu eliminar ou controlar 13 doenças, indica igualmente que a vacinação dos rapazes contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) atingiu coberturas acima dos 85%.

A autoridade de saúde indica, ainda, que o sarampo mantém-se eliminado em Portugal e “continua a cumprir todas as metas nacionais e internacionais do Programa Nacional de Eliminação do Sarampo e da Rubéola, registando coberturas vacinais iguais ou superiores a 95% em crianças e jovens com idade até aos 18 anos”.

A DGS considera ainda estes valores “muito positivos”, no contexto do alerta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o risco de ocorrência de surtos de sarampo em diversas áreas geográficas.