Vinte e cinco países competiram este sábado na final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, em Turim, Itália, com Portugal a ser representado por MARO e o tema “Saudade, Saudade”. A portuguesa conquistou um lugar no Top 10.

A Ucrânia é a grande vencedora da Eurovisão 2022. Os Kalush Orchestra conquistaram o primeiro lugar na final, que decorreu este sábado à noite em Turim, Itália, com o tema “Stefania”.

MARO, que representou Portugal no festival, alcançou o nono lugar.  A portuguesa cantou ‘Saudade, Saudade’ acompanhada por um coro feminino, que integra Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas.

Este ano entraram 40 países em competição, mas à final chegaram 25, dos quais 20 foram selecionados em duas semifinais, que decorreram na terça-feira e na quinta-feira, também em Turim.


 A 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza anualmente na Europa desde 1956, incluía inicialmente 41 países, mas a União Europeia de Radiodifusão, que promove o concurso, anunciou em 25 de fevereiro, um dia após a invasão da Ucrânia, que a Rússia iria ficar de fora.