Uma equipa da Turismo Centro de Portugal (TCP), liderada pelo seu presidente, Pedro Machado, visitou as Caldas da Rainha, onde conheceu em pormenor algumas das mais recentes ofertas turísticas disponíveis no concelho.

A visita foi acompanhada por Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, e Conceição Henriques, vereadora com o pelouro do Turismo, além de outros elementos da autarquia.

A equipa da TCP incluiu Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Marketing e Promoção Turística, Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas e Gonçalo Gomes, chefe do Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico.

O dia começou com uma receção no Centro de Artes, onde teve lugar uma visita a alguns dos museus que o integram. Neste local, a autarquia apresentou o enquadramento das Caldas da Rainha enquanto Cidade Criativa da UNESCO.

Seguiu-se uma curta viagem até à Foz do Arelho, para conhecer a Quinta da Foz, uma unidade de alojamento que recebeu recentemente a certificação de sustentabilidade da Biosphere. O edifício, que remonta ao século XVI, dispõe de uma envolvência local de grande beleza e proporciona experiências diversificadas aos seus hóspedes.

Ainda na Foz do Arelho, a equipa da TCP conheceu os passadiços, situados na arriba oceânica. Aqui, estão previstos vários projetos centrados na natureza e sustentabilidade, tendo a zona costeira do concelho como ponto de partida.

De regresso à sede do concelho, a comitiva visitou o Hospital Termal – o mais antigo do mundo com essa função – e, mesmo ao lado, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, dois edifícios emblemáticos das Caldas da Rainha que foram alvo de profundas requalificações. A Ala Sul do Hospital Termal dispõe agora de novas experiências termais para tratamento dos aquistas.

Depois de um almoço no Restaurante-Atelier Maria dos Cacos, onde teve lugar a apresentação de uma experiência criativa, a equipa conheceu ainda a 19 Tile Boutique House, localizada no centro da cidade. Os quartos deste hotel estão decorados por vários ceramistas das Caldas da Rainha.

A deslocação terminou no CCC – Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, com uma reunião de trabalho em que o executivo do Município deu a conhecer, de forma mais pormenorizada, os projetos turísticos que pretende ver implantados no concelho, assim como alguns eventos que irão acontecer no território.

“Esta visita que a Turismo Centro de Portugal realizou às Caldas da Rainha insere-se num conjunto de deslocações que temos vindo a fazer ao território, para conhecermos de forma mais próxima as novas ofertas turísticas que estão a nascer na região”, sublinha Pedro Machado.

“A cidade das Caldas da Rainha, Cidade Criativa da UNESCO, dispõe de diversos polos de atração turística, destacando-se as suas valências no turismo termal, no turismo cultural e artístico e no turismo industrial, mas também no turismo de natureza e ativo. Como comprovámos no local, é uma cidade dinâmica e entusiasmante para quem a visita e para os empresários da atividade turística”, acrescenta.