A exposição “Tramas do Tempo”, de Silvia Beccaria, foi inaugurada, na sexta-feira, com a presença da artista e do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva. A exposição vai estar patente na Galeria Pedro Olayo (Filho), do Convento São Francisco, até 14 de março de 2022, e pode ser visitada de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00. 

A CM Coimbra e a Embaixada de Itália em Portugal apresentam a exposição “Tramas do Tempo”, de Silvia Beccaria, naquela que será a primeira vez que a artista italiana expõe individualmente em Portugal.

A exposição resulta de uma proposta apresentada pela Embaixada de Itália, na sequência de um desafio lançado pela autarquia no âmbito da programação de 2021 do Convento São Francisco, “Semestre Europeu – A Europa em Coimbra”, diversas vezes readaptada devido à evolução da pandemia da COVID-19.

Até 14 de março de 2022, a mostra pode ser visitada gratuitamente na Galeria Pedro Olayo (filho), do Convento São Francisco, de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00.

As obras de Silvia Beccaria são reflexões íntimas sobre o tempo que passa, fragmentos da infância, dos lugares, dos afetos, dos momentos vividos que nos acompanham no caminho da nossa existência. Ao longo do processo criativo, a artista evoca momentos passados com um significado íntimo e pessoal, utiliza os seus vestígios como matéria-prima e transforma-os em tramas de memória com significado coletivo. Fotografias, filmes e velhas cartas escritas à mão levam-nos a reviver momentos, trazem até nós os perfumes, as cores das emoções passadas e acompanham-nos num entrelaçamento de passado e presente. São testemunhos de um momento especial, de uma história a ser contada e revivida, de memórias que o gesto artístico revela e também preserva.

Os lugares de memória, o encanto da natureza, o visível e o invisível, o entrelaçamento como forma de escrita ou as reflexões sobre a fugacidade da vida são elementos das histórias que Silvia Beccaria cria, fio a fio, nas suas esculturas e instalações. 

Silvia Beccaria vive e trabalha em Turim. As suas obras estão presentes em coleções privadas e públicas como as do IGAV – Istituto Garuzzo per le Arti Visive, La Castiglia Saluzzo; Coleção Municipal de Arte Têxtil Trame d’Autore-Cidade de Chieri; Coleção Municipal de Arte Contemporânea-Cidade de Moncalieri. 

Beccaria tem apresentado o seu trabalho em Itália e no estrangeiro, destacando-se as exposições que realizou na Trienal Design Museum (Milão); Palazzo Carignano (Turim); Casina delle Civette-Musei di Villa Torlonia (Roma); Spazio Culturale Ratti-Ex Chiesa di San Francesco (Como); Center for the Arts-Casa Colombo (Jersey City, NJ, EUA); Museo delle Mura Aureliane (Roma); Palazzo Collicola-Arti Visive (Spoleto, Pg); La Maison de l’Italie-Cidade Universitária Internacional (Montrouge, Paris, França); Palazzo Barolo (Turim); Centro Cultural Vila Flor (Guimarães, Portugal); Museo Antiquarium Parra Oppidum degli Orobi, (Parre, Bergamo); Misp-Museu de Arte dos Séculos XX e XXI (São Petersburgo, Rússia); Museo del Setificio Piemontese Il Filatoio (Caraglio, Cuneo).