Os salários de fevereiro dos 2.400 trabalhadores da SPdH/Groundforce já foram pagos, com recurso às verbas recebidas da TAP, no âmbito do acordo celebrado na sexta-feira com a companhia, segundo a Comissão de Trabalhadores (CT).

Conforme adiantou hoje à agência Lusa João Alves, da Comissão de Trabalhadores da empresa de ‘handling‘, alguns trabalhadores receberam a transferência bancária ainda na sexta-feira, estando os restantes a recebê-la desde as 00:00 de hoje.

Recorde-se que o Conselho de Administração (CA) da Groundforce deu, na sexta-feira, luz verde ao acordo com três votos a favor (dos dois administradores nomeados pela TAP e do presidente executivo, Paulo Leite), a abstenção do presidente do CA, Alfredo Casimiro, e um voto contra, segundo disse à Lusa fonte ligada ao processo.

O acordo permitiu desbloquear provisoriamente o impasse na empresa, possibilitando o pagamento de salários e impostos em atraso, enquanto se procura uma solução para as restantes verbas de que a companhia necessita para fazer face aos prejuízos causados pela pandemia.

Quanto ao empréstimo com aval do Estado de 30 milhões de euros das linhas covid, a solução que a Pasogal prefere, tem de ser encontrada uma solução para as garantias pedidas pelo Governo (as ações de Casimiro na Groundforce, que já estão empenhadas).