Pelo menos 1.904 pessoas morreram e cerca de 7.600 ficaram feridas na sequência do sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter que atingiu, esta segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria. As autoridades acreditam que centenas de pessoas continuam presas nos escombros, sendo possível que o número de vítimas aumente. Cerca 2.800 prédios desabaram.

O Presidente da República enviou uma mensagem solidária ao seu homólogo turco e o primeiro-ministro usou a rede social Twitter para dizer que Portugal está solidário e disponível para ajudar a Turquia e a Síria, em coordenação com os diversos parceiros.

Em declarações aos jornalistas, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, afirmou que Portugal está disponível para integrar uma missão europeia de apoio à Turquia:

Também, através da rede social Twitter, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva manifestou “toda a solidariedade” com os povos da Turquia e da Síria após o terramoto que atingiu estes países e que já causou mais de 1.900 mortos.