Lara Pita, de 14 anos, é a mais jovem atleta a participar no Campeonato Nacional de Basquetebol da II Divisão Feminina, integrando a equipa sénior de Basquetebol Condeixa, de acordo com nota enviada à Mundial FM.

Lara Manaia Pita fez o seu jogo de estreia na equipa sénior do BCx Basquetebol Condeixa, com o GICA, em 17 de outubro, com 14 anos e 1 mês.

A jogadora iniciou o seu percurso em 2015, nos minis 10, do Clube Condeixa Basquetebol/Intermarché, continuou a evoluir nos vários escalões no BCx até chegar às séniores, na presente época.

Recorde-se que a jovem basquetebolista foi chamada às Seleções Distritais de Coimbra, nos escalões de mini 12 e sub-14 feminino, tendo representado as seleções em Paços de Ferreira e em Albufeira. 

Já João Francisco Mota tornou-se, na semana passada, um dos mais jovens basquetebolistas a estrear-se numa competição sénior, com 14 anos e 10 meses, alinhando pelo Ginásio Figueirense na partida com o Vasco da Gama, a contar para a Taça de Portugal.

Apesar da derrota, por 76-84, para a história do clube figueirense fica a estreia do sub-16.

Com a pandemia a impedir os escalões de formação de competirem, os treinadores e a direção do Ginásio Figueirense decidiram inscrever o atleta na equipa sénior.

De referir que, em fevereiro de 2009, Maria Ferreira, com 14 anos e 9 meses, tinha também feito história, ao estrear-se no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão feminina, pelo União Micaelense.