O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, apresenta, esta segunda-feira, o novo selecionador nacional, o espanhol Roberto Martinez.

A conferência de imprensa está agendada para as 12h00, altura em que será anunciado o nome do sucessor de Fernando Santos, que rescindiu contrato, após o Mundial do Qatar.

O interesse em Roberto Martínez foi noticiado nos últimos dias e no domingo a rádio Cadena Ser garantiu que o treinador estaria esta segunda-feira em Lisboa para fechar os detalhes do contrato.

Roberto Martínez, de 49 anos, era um treinador livre, depois de após o Mundial ter deixado a seleção da Bélgica, que orientou entre 2016 e 2022. Agora prepara-se para assumir a seleção portuguesa, tendo como primeiro objetivo o apuramento para o Euro 2024.

O treinador espanhol é apenas o terceiro estrangeiro a orientar a seleção portuguesa. Os dois foram primeiros Otto Glória, em duas ocasiões – 1964 a 1966 e 1982 a 1983 -, e Luiz Felipe Scolari, o segundo selecionador português com mais jogos, que treinou a equipa das quinas entre 2003 e 2008.