Está a decorrer em Espanha a edição 42 da Fitur, que vai estar aberta até domingo, e onde estão presentes 107 países e quase 7 mil empresas no centro de exposições da Feira Internacional de Madrid , com o objetivo de “impulsionar o crescimento do turismo” quase dois anos após o início da pandemia de covid-19.

Em declarações aos jornalistas, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, disse que é importante promover o destino ibérico:

Rita Marques indicou que em 2021 o setor do turismo português conseguiu alcançar os 50% das receitas de 2019, no final do corrente ano espera atingir os “70 a 75%”, para que em 2023 seja possível igualar as entradas de 2019.

Por sua vez, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, fala numa aposta em produtos novos:

Portugal participa na Fitur com 52 empresas, sete regiões de turismo e o Turismo de Portugal com um ‘stand’ nacional que tem uma área de 682 metros quadrados.

De referir que o mercado espanhol foi o segundo mais importante em 2021 a nível de dormidas e, segundo Rita Marques, Portugal continua “a trabalhar muito não só para atrair os espanhóis, mas também todos os que aterram em Espanha” vindos de outros países.