Partiu esta manhã da cidade de Coimbra para a Polónia uma equipa multidisciplinar que vai trazer, via TAP, refugiados da Guerra da Ucrânia para casas cedidas na cidade conimbricense.

Esta missão é mais uma acção que a equipa de apoio ao refugiados, liderada pela União das Freguesias de Coimbra e pela Associação Union Fraternelle Portugal têm desenvolvido nas últimas semanas. A esta missão têm-se juntados um conjunto alargados de entidades, empresas e particulares que permitem, neste momento, empreender uma missão desta envergadura.

“Esta missão é um pouco diferentes das que temos vistos” conta o presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos “este grau de envolvência dos parceiros permite-nos preparar uma missão com outros contornos.”

A Missão terá a duração de uma semana, regresso a 16 de abril, composta por uma equipa de 11 pessoas, com destaque para uma assistente social e um enfermeiro que têm como missão identificar necessidades e prestar apoio às equipas no terreno.

Durante a missão será logo preparado todo o processo de cada um dos refugiados para que, quando chegarem a Coimbra, já lhes estejam atribuídos locais para viverem nos próximos tempos aproveitando as ofertas de alojamentos que foram feitas nas últimas semanas à União das Freguesias de Coimbra.

Além de um local onde dormir é também assegurado apoio médico e de diagnóstico aquando da chegada a Coimbra.

Este trabalho só é possível graças às entidades envolvidas das quais se ressalta a Câmara Municipal de Coimbra, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares.

Todo a logística, complexa, desta missão só é sido possível pelo envolvimento de muitas empresas e particulares que têm disponibilizado equipamento, recursos humanos, serviços e dinheiro.

Este voo humanitário têm o apoio dos Transportes Aéreos de Portugueses – TAP, da Plural+Udifar, que assegura o transporte dos donativos que vão, da Fundação CR7 com o donativo de kits, do Grupo Alves Bandeira no apoio para o alojamento e alimentação da equipa, da Urgicentro – Médicos Associados, lda na disponibilização de equipa médica para rastreios e consultas médicas de especialidade, da Amorim Pet e do Rotary Club dos Olivais. 

Atualmente está ainda a funcionar, com o apoio de voluntários portugueses e ucranianos, um Centro de Apoio a Refugiados no mercado do Calhabé que serve como local de receção de donativos que são usados cá, para quem chega, e são também enviados para a Ucrânia.

Também neste local está a funcionar uma loja e um bazar social para os refugiados