As previsões do número de pessoas isoladas por contágios diretos e indiretos Covid não param de crescer, podendo atingir um milhão no próximo domingo, dia das eleições legislativas antecipadas.

Em declarações à Antena 1, o matemático Henrique Oliveira aponta exatamente para esse número, embora com ligeiras oscilações.

O docente do Instituto Superior Técnico de Lisboa diz ainda que o comportamento humano e as mudanças de normas constituem formas de transmissão do vírus:

Quanto ao pico da pandemia, este só deverá ser atingido no início de fevereiro. Entretanto, o diretor da Organização Mundial da Saúde na Europa, Hans Kluge, considera que a elevada contaminação pela variante Ómicron, aliada à alta taxa de vacinação, irá conduzir a uma imunidade geral que, por sua vez, poderá significar o fim da pandemia.

Apesar do número de casos continuar a aumentar, vários países europeus, como França, Reino Unido e Dinamarca, estão a anunciar um alívio das restrições. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a Europa registou, a 19 de janeiro, 1,6 milhões de casos de covid-19, um recorde desde o início da pandemia.