Portugal atingiu, esta sexta-feira, a meta de 70% da população adulta vacinada contra a covid-19 com pelo menos uma dose, antecipando o compromisso assumido pelo Governo de ter esse desígnio cumprido até ao verão.

De acordo com nota enviada à imprensa, o ministério da Saúde revela que “à data de ontem [sexta-feira], já tinham sido administradas em Portugal continental 9.504.206 vacinas. Estas permitiram vacinar, com pelo menos uma dose, mais de 5,8 milhões de pessoas com 18 ou mais anos, que, no limite de um mês, terão o esquema vacinal completo. Ao momento, já quase quatro milhões estão totalmente vacinados”.

O Ministério da Saúde lembra que “este marco só foi possível graças ao compromisso e aos esforços de todos os profissionais de saúde envolvidos nesta campanha de vacinação”, valorizando ainda a “grande adesão demonstrada pelos portugueses”.

O primeiro-ministro, António Costa, alerta que a meta de 70% da população adulta vacinada com a primeira dose ainda não é o fim da pandemia de covid-19 e defende que o país deve estar focado na recuperação económica.

Recorde-se que Portugal registou, este sábado, mais 3.162 casos de covid-19 e seis mortes segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde.