A Direção-Geral da Saúde anunciou, esta segunda-feira, a existência de um total de 1.957 mortes e 74.029 casos de covid-19 em Portugal, desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 4 vítimas mortais e 425 novos infetados com covid-19. Há mais 237 doentes recuperados, totalizando agora 47.884. Foram internadas mais 24 pessoas, estando agora hospitalizados 659 doentes. Nos cuidados intensivos estão mais 9, totalizando hoje 98.

Na primeira conferência de imprensa desta semana, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde começou por destacar o arranque da campanha de vacinação contra a gripe sazonal:

António Lacerda Sales revelou também que o arranque da pandemia em Portugal foi marcado por uma variante do vírus, com origem em Itália:

Sobre uma segunda vaga, o secretário de Estado da Saúde diz que temos de estar preparados para o pior, esperando o melhor:

Numa conferência de imprensa dominada pelo tema da vacinação, a diretora-geral da Saúde considerou suficientes as 335 mil doses disponibilizadas nesta primeira fase:

Graça Freitas revelou ainda que há 51 surtos ativos em estruturas residenciais para idosos e 12 em escolas:

Neste primeiro encontro da semana com os jornalistas ficou ainda a saber-se que há 4.970 profissionais de saúde infetados pelo novo coronavírus. 629 médicos, 1.435 enfermeiros, 1.401 assistentes operacionais, 166 assistentes técnicos, 167 técnicos de diagnóstico terapêutico e 1.172outros profissionais.

No entanto, há já 4.108 recuperados. Ainda no que toca à campanha de vacinação contra a gripe sazonal, o médico virologista Paulo Paixão explicou, à RTP, por que razão é ainda mais importante ser vacinado, este ano, contra a gripe sazonal:

Campanha de vacinação contra a gripe sazonal começou esta segunda-feira, este ano dividida em duas fases. A primeira dirige-se aos idosos que residem em lares e profissionais de saúde.

A partir de 19 de outubro, serão vacinados todos os restantes grupos de risco, como pessoas com mais de 65 anos ou doentes crónicos. Este ano, pela primeira vez, as grávidas também têm acesso gratuito à vacina.

Nesta primeira fase estão disponíveis 350 mil vacinas. No total, este ano, Portugal comprou mais de dois milhões de vacinas da gripe.

Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, haverá vacinas à venda nas farmácias, que podem ser compradas com receita médica e são comparticipadas.

Ainda no capítulo da vacinação, registo para duas novidades que vão surgir no Plano Nacional. A notícia foi avançada à MundialFM, no programa “Grande Informação” de sábado, pelo médico Queimadela Batista:

Vacinas contra a Meningite B e Papiloma Humano para rapazes passam a integrar o Plano Nacional de Vacinação. No primeiro caso, para bebés nascidos a partir de 2019 e, no segundo, para jovens do sexo masculino nascidos a partir de 2009.