Portugal recebeu, esta terça-feira, uma tranche de 3 mil milhões de euros de fundos europeus, no âmbito do programa SURE, para financiar medidas de apoio às empresas e ao trabalho. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, na rede social Twitter.

Entretanto, o Presidente da República já reagiu a esta transferência e referiu que quando se pertence a uma União dá-se, mas também se recebe:

Era Marcelo Rebelo de Sousa em declarações à SIC Notícias sobre a tranche de 3 mil milhões euros que Portugal recebeu hoje.

No total, o nosso país irá receber 5.900 milhões de euros. Este montante servirá para financiar o aumento da despesa pública causado pelos mecanismos extraordinários de apoio ao trabalho e às empresas para atenuar os riscos de desemprego, tais como o ‘lay-off’ simplificado.

Dos 27 países da União Europeia, 17 vão receber apoio do SURE. Portugal é o quinto país que mais recebe, atrás de Itália, Espanha, Polónia e Bélgica. O pacote total pode chegar aos 100.000 milhões de euros.