Portugal perdeu ontem, no Estádio da Luz, com a Sérvia, por 2-1, e falhou o apuramento direto para o Mundial2022.

Renato Sanches adiantou a formação das quinas, aos dois minutos, mas Dusan Tadic, aos 33, e Aleksandar Mitrovic, aos 90, marcaram para a Sérvia, que acabou o agrupamento com 20 pontos, contra 17 de Portugal, ao qual bastava empatar.

No final do jogo, o selecionador nacional, Fernando Santos, reconheceu o mau desempenho de Portugal, neste e no jogo com a Irlanda, mas disse estar confiante no apuramento:

Os jogadores da seleção também reconheceram que a exibição frente à Sérvia foi fraca. Para Bernardo Silva, Portugal fez um jogo péssimo:

João Palhinha é da mesma opinião, mas acredita que Portugal tem todas as condições para estar no Qatar, no próximo ano:

O Presidente da República, que assistiu ao jogo no Estádio da Luz, também acredita no apuramento:

A seleção nacional vai ser cabeça de série no sorteio dos “play-offs” europeus de apuramento para o Mundial. Portugal vai partilhar esse estatuto com a Rússia, segunda classificada do Grupo H.

Além de Portugal e da Rússia, já há mais seis seleções garantidas nos “play-offs”, sendo que duas delas estão certas na rota lusa, mais precisamente a Áustria e a Macedónia do Norte.

As duas formações estão certas no Pote 2, enquanto República Checa, País de Gales, Escócia e Suécia, tanto podem cair nos potes 1 como no 2.

Depois da ronda deste domingo, ainda há quatro vagas em aberto nos “play-offs”, que serão preenchidas por Itália ou Suíça, do Grupo C; Finlândia ou Ucrânia, do D; Países Baixos, Turquia ou Noruega, do Grupo G, e Inglaterra ou Polónia, do I.

No sorteio dos “play-offs”, marcado para 26 de novembro, as seleções vão ser divididas em três grupos. Em cada um serão jogadas meias-finais e final, com o vencedor de cada um a qualificar-se para a fase final, ou seja, três das 12 seleções estarão no Qatar.

Nas meias-finais, a disputar dias 24 e 25 de março de 2022, os cabeças de séries vão jogar em casa, numa eliminatória a um só jogo e, nas finais, também em jogo único, a 28 e 29 de março, o anfitrião será sorteado.

Portugal procura uma oitava fase final do Mundial, a sexta consecutiva.