Portugal, Espanha e Ucrânia continuam a trabalhar na candidatura conjunta ao Mundial2030 de futebol. Os responsáveis pelas federações dos três países reuniram, esta terça-feira, em Madrid, com os estádios candidatos a acolher os jogos da competição a conhecerem os passos a serem seguidos pelo projeto.

O encontro, que decorreu na sede da Federação espanhola, juntou representantes das cidades e clubes que se inscreveram, com vista a tomarem conhecimento dos passos a serem dados pelo projeto, no qual se incluem os Estádios da Luz e José Alvalade, em Lisboa, e o Dragão, no Porto.

Os organizadores do Mundial2030 serão conhecidos em setembro de 2024, segundo anunciou a FIFA, em 14 de fevereiro. Além da candidatura ibérica, à qual se juntou a Ucrânia, já anunciaram a sua intenção de organizar a prova os sul-americanos Uruguai, Chile, Argentina e Paraguai, numa proposta conjunta que quer celebrar os 100 anos do primeiro Mundial.

Marrocos, que perdeu a organização do Mundial2026, também se quer candidatar, tendo recentemente surgido relatos de uma possível candidatura de três continentes, através da Arábia Saudita, da Ásia; Egito, de África, e Grécia, em representação da Europa.