Portugal deverá receber as primeiras doses de vacinas contra a covid-19 em janeiro. Há a previsão do acesso nacional a 1,5 milhões de vacinas da farmacêutica Pfizer no primeiro trimestre de 2021.

Em declarações à RTP, o coordenador do Plano Nacional de Vacinação, Francisco Ramos, ressalva que ainda há muitas dúvidas quanto ao calendário e à quantidade:

Francisco Ramos mostrou-se convicto de que em 29 deste mês a União Europeia dará parecer positivo para a distribuição de vacinas aos países-membros.

Está previsto que chegue um lote em janeiro e outro em fevereiro, ambos da Pfizer. Só em meados de janeiro deverá ser tomada uma decisão sobre a avaliação final e aceitação da vacina da Moderna.

Entretanto, a escassez de vacinas contra a Covid-19 pode obrigar à revisão dos critérios para definir quais os grupos prioritários abrangidos pela primeira fase de vacinação contra a covid-19, o aviso é da diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.

No programa “Grande Entrevista” da RTP, o coordenador do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19 referiu que estão a ser  estudados espaços alternativos para administrar a vacina em Portugal:

Ouvido pela RTP, o presidente da Associação de Medicina Geral e Familiar, Rui Nogueira, alerta que Portugal não vai conseguir evitar uma terceira vaga da pandemia:

Portugal deverá receber as primeiras doses de vacinas contra a covid-19 em janeiro e é previsto que numa primeira fase sejam vacinadas 950 mil pessoas.