Realizou-se, esta quinta-feira, em Nyon, na Suíça, o sorteio da 3.ª edição da Liga das Nações. Portugal, que venceu a primeira edição, em 2019, joga no principal escalão desta Liga, a Liga A, e vai defrontar a Espanha, República Checa e a Suíça, seleções do Grupo A2.

Em junho e setembro do próximo ano, todas as seleções vão medir forças entre si, quer na condição de visitado, quer como visitante.

O selecionador nacional já reagiu ao sorteio, afirmando que não há favoritos:

Em declarações ao Canal 11, Fernando Santos afirmou que o foco está, para já, no “play-off” de acesso ao Mundial do Qatar:

No Grupo A1, ficaram Áustria, Croácia, Dinamarca e França; no A3, Hungria, Inglaterra, Alemanha e Itália e, no A4: País de Gales, Polónia, Holanda e Bélgica. Os quatro vencedores dos grupos da Liga A qualificam-se para a fase final, que inclui meias-finais, final e partida de atribuição dos terceiro e quarto lugares. Esta ‘final four’ da Liga das Nações será realizada em junho de 2023.

Os jogos da fase de grupos realizam-se entre 2 de junho e 27 de setembro de 2022. As meias-finais terão lugar nos dias 14 e 15 de junho de 2023. O jogo dos terceiro e quarto lugares, bem como a final, estão marcados para 18 de junho.