O território de Portugal continental está hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Viseu, Portalegre e Évora vão estar sob aviso amarelo entre as 12 e as 18 ,e Guarda, Bragança e Castelo Branco entre as 12 e as 21 horas. Os distritos de Leiria, Santarém, Setúbal e Beja  estão sob aviso amarelo até às 15 horas.

Esta situação vai manter-se amanhã, como refere o metereologista Bruno Café:RM1Chuva, trovoada e vento na agenda do IPMA para hoje e amanhã.

Entretanto, os concelhos de Cabeceiras de Basto (Braga), Chaves e Valpaços (Vila Real), Mirandela, Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta (Bragança) e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), apresentam hoje risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou também em risco muito elevado vários municípios dos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco, entre outros. Em Coimbra, a maioria dos concelhos apresenta risco muito elevado de incêndio.

As exceções são Coimbra, Figueira da Foz, Pampilhosa da Serra e Penela, em risco elevado, e Cantanhede e Montemor-o-Velho, que apresentam risco moderado de incêndio.

Por outro lado, os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre e a ilha de Porto Santo, na Madeira, apresentam apresentam risco elevado de exposição à radiação ultravioleta.

O arquipélago dos Açores está sob risco muito elevado, à exceção das Flores. Para estas regiões, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, `t-shirt`, guarda-sol e protetor solar, bem como evitar a exposição das crianças ao Sol.