Portugal, cabeça de série no Campeonato do Mundo de 2026, vai conhecer esta sexta-feira à tarde os primeiros adversários na fase de grupos da competição, que decorrerá no Canadá, Estados Unidos e México, entre 11 de junho e 19 de julho de 2026.
Por estar no pote 1, Portugal evita enfrentar anfitriões e seleções de topo, como Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Países Baixos, Bélgica e Alemanha. O sorteio decorre às 17h (hora de Portugal Continental) no Kennedy Center, em Washington, EUA.
A FIFA definiu que cada grupo terá, no máximo, uma seleção por confederação, exceto a UEFA, que pode ter duas. Isso permite a possibilidade de Portugal enfrentar seleções europeias já na fase de grupos, como Croácia, Suíça, Áustria, Noruega e Escócia, além dos quatro apurados dos playoffs, possivelmente incluindo a Itália.
O sorteio poderá ditar cenários favoráveis, com adversários estreantes como Cabo Verde, Curaçau, Jordânia ou Uzbequistão, ou confrontos mais complicados com seleções que eliminaram Portugal em Mundiais anteriores, como Marrocos e Uruguai, além de outras equipas fortes de África e Ásia.
O evento será conduzido pelo antigo futebolista Rio Ferdinand, acompanhado da apresentadora Samantha Johnson, com assistentes como Tom Brady, Shaquille O’Neal, Aaron Judge e Wayne Gretzky. A FIFA divulgará no dia 6 de dezembro a tabela completa com estádios e horários de todos os jogos.
O torneio contará com 48 seleções, distribuídas em 12 grupos, com as duas primeiras de cada grupo e os oito melhores terceiros classificados a avançar para os 32 avos de final. A final será disputada em Nova Iorque/Nova Jersey.


