A seleção nacional de futsal começa hoje a defender o título de Campeã Europeia, conquistado na Eslovénia há quatro anos. O jogo de abertura será com a Sérvia, às 16.30, hora de Lisboa.

O selecionador nacional fala em expetativas elevadas, apesar das dificuldades esperadas:

Jorge Braz considera o grupo de Portugal difícil, dada a qualidade dos adversários:

Depois da Sérvia, os campeões europeus e mundiais defrontam os Países Baixos, domingo, também às 16.30, e a Ucrânia, dia 28, às 19.30.

Jorge Braz não pode contar com o fixo André Coelho, que teve um resultado positivo ao SARS-CoV-2, e vai falhar as partidas iniciais de Portugal na competição. O guarda-redes Edu foi substituído por Bebé,  pela mesma razão, e o lesionado Cardinal por Miguel Ângelo na lista de 14 eleitos.

Ainda no futsal, o Sporting dominou os prémios «Futsal Planet» de 2021, que distinguiram os melhores da modalidade no ano passado. Os campeões da Europa foram considerados a melhor equipa do mundo e viram Zicky Té ser considerado o melhor jovem do mundo, Nuno Dias o melhor treinador e Guitta o melhor guarda-redes. Já o prémio de melhor jogador do mundo foi entregue a Ferrão, do Barcelona, que superou a concorrência de Erik, Pany Varela e de Merlim, todos atletas do Sporting.

No que respeita a prémios de seleções, Portugal foi distinguido como a melhor seleção do mundo e Jorge Braz recebeu o galardão de melhor selecionador. Nota ainda para Ana Catarina Pereira, atleta do Benfica, que foi considerada a melhor guarda-redes do mundo.