Numa altura em que as compras online vão dominar nesta Black Friday, o Portal da Queixa lança a campanha #NãoSejasPato, que conta com a participação do OLX, MBWAY, Worten, CTT, KuantoKusta e euPago.

Aumentar a literacia digital dos consumidores, alertar para os perigos da internet, evitar burlas e esquemas fraudulentos, ajudar a população a fazer compras com maior segurança e confiança, são os principais objetivos desta iniciativa, que terá a duração de um ano.

Para tal, o Portal da Queixa desenvolveu a plataforma lúdica  www.naosejaspato.pt, idealizada para atrair a atenção das várias faixas etárias e sociais, com vista a garantir que o conhecimento é adquirido por toda a sociedade de consumo afim de evitar que caia em esquemas fraudulentos, lesando o seu património.

A plataforma disponibiliza um jogo, permitindo aos visitantes que, de uma forma inclusiva e divertida, façam um teste de conhecimento acerca das boas práticas de compras através da internet. Refira-se que, em 2019, as burlas geraram 23% das reclamações relacionadas com a Black Friday.