O independente Pedro Santana Lopes, eleito pelo movimento “Figueira a Primeira”, tomou posse, este domingo, como presidente da Câmara da Figueira da Foz.

No final da cerimónia, o autarca disse aos jornalistas que a Universidade de Coimbra vai abrir uma extensão na cidade, que deverá entrar em funcionamento no início do próximo ano letivo, embora ainda não estejam definidos os cursos e a sua graduação, nem o local onde vai ser instalada:

No seu discurso, Santana Lopes assumiu como prioridades o mar, o regresso do ensino superior e as respostas sociais.

Recorde-se que o movimento independente “Figueira a Primeira”, vai liderar, sem maioria, o executivo municipal da Figueira da Foz, depois de ter vencido as últimas eleições autárquicas com 40,39% dos votos.

Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, e o Presidente da Assembleia Municipal, Humberto Oliveira

No último sábado, também tomaram posse os órgãos autárquicos de Penacova. Em declarações à MundialFM, o novo presidente da Câmara, Álvaro Coimbra, resumiu as prioridades do seu mandato:

Ouvimos também o presidente cessante, Humberto Oliveira, fazer um balanço dos seus 12 anos à frente da autarquia penacovense:

Humberto Oliveira deixa a presidência da Câmara, mas assume a presidência da Assembleia Municipal de Penacova.

Apesar da lista mais votada nas eleições ter sido a do PSD, encabeçada por Mauro Carpinteiro, o PS beneficiou do facto de ter mais presidentes de Juntas de Freguesia para eleger o antigo presidente do Município.

Assim, o PSD tem maioria na Câmara e o PS na Assembleia Municipal.