Morreu o menino de 7 anos, que lutava contra um cancro agressivo e a quem o Papa Francisco telefonou em março. A informação foi confirmada na página de angariação de fundos criada para ajudar o menino a curar-se da doença – Pelos Sonhos do Tomás.

Natural de Braga, Tomás Vilaça sofria, há um ano, de um neuroblastoma.

Esteve em Barcelona a fazer um tratamento experimental que acabou por não ter sucesso. Foi, nesta altura, enquanto estava internado no Hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, que os pais de Tomás receberam o telefonema do Papa.

Nos últimos dias, Tomás pediu para celebrar o aniversário, apesar de fazer 8 anos a 22 de maio, a família cantou-lhe os parabéns antecipadamente.

Era também fã da Disney, mas devido à sua frágil saúde, não podia viajar. Foi então que um conjunto de empresas e voluntários organizaram um desfile do mundo Disney na rua da casa da família Vilaça para que Tomás pudesse participar.

A doença foi diagnosticada em setembro de 2019 e o menino foi tratado no IPO do Porto. O neuroblastoma é uma das formas mais agressivas de cancro. Cerca de um ano depois teve uma recessiva e para se curar precisava de ir para o estrangeiro.

Nesta altura, foi criada uma página da angariação de fundos para suportar os custos do tratamento experimental que iam realizar em Barcelona. Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez foram fundamentais para que a família se instalasse em Barcelona durante os tratamentos de Tomás.