O Número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu em dezembro, depois de ter estado em queda durante 8 meses consecutivos. Apesar de tudo, foi um aumento ligeiro, cerca de 0,6% no espaço de um mês.

No final de dezembro, havia perto de 348 mil pessoas sem trabalho inscritas no IEFP.
No entanto, na comparação com o ano anterior foi registada uma quebra de 13,5%, ou seja, menos 51 mil desempregados inscritos nos centros de emprego.

Em reação ao aumento mensal registado no número de desempregados em dezembro, o Ministério do Trabalho sublinha que “é habitual” nesta altura do ano e que isso aconteceu em dez no total de 14 anos.

A nível regional, no mês de dezembro de 2021, o desemprego registado no país, em termos homólogos, diminuiu em todas as regiões, com destaque para as regiões do Algarve (-21,5%) e da região autónoma da Madeira (-28,0%).

No final de dezembro, as ofertas de emprego por satisfazer totalizavam 15.941 nos Serviços de Emprego de todo o país, o que corresponde a um aumento anual (+5.079; +46,8%) e a um decréscimo face ao mês anterior (-5.885; -27,0%) das ofertas em ficheiro.