O Governo convocou os sindicatos da função pública para reuniões de negociação coletiva geral anual para 6 e 9 de outubro, com os representantes dos trabalhadores na expetativa de que o executivo apresente uma proposta de aumento salariais.

O secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública, José Abraão, disse à agência Lusa esperar que, entre as várias matérias a discutir, o Governo apresente uma proposta de atualização salarial para o próximo ano.

Também a presidente de Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, Helena Rodrigues, considerou que “o Governo deverá apresentar uma contraproposta ao caderno reivindicativo” entregue pelo Sindicato, nomeadamente no que respeita aos salários.

Além dos salários, outras das matérias que deverão estar em cima da mesa, segundo os sindicatos, são o alargamento do universo de beneficiários da ADSE e as pré-reformas, temas que já começaram a ser discutidos no processo negocial anterior.

Na convocatória enviada aos sindicatos para as reuniões, que arrancam a menos de uma semana da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2020, o gabinete do secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, não faz referência a quais os temas a discutir em concreto.