Os dias quentes e secos continuam a afetar de forma particular a cidade-região de Viseu, que atravessa um período de seca severa neste verão. Este contexto particular tem colocado – e continua a colocar – em risco o abastecimento de água na cidade.

Para mitigar esta situação, os SMAS/Águas de Viseu relembram as medidas excecionais que já foram tomadas:

– Colocação de ensecadeiras nos descarregadores de superfície da barragem de Fagilde para aumento da capacidade de armazenamento;

– Redução das pressões e caudais instantâneos nas redes de distribuição de água;

– Rega de espaços verdes públicos só às segundas, quartas e sextas-feiras (nos casos em que a água utilizada é proveniente da rede de abastecimento de água potável). Neste caso em concreto, o Município informa e esclarece que alguns espaços ajardinados e com relva se encontram secos, não por descuido na sua manutenção, mas sim pela aplicação destas medidas de poupança de água. Logo que a situação de seca extrema seja ultrapassada, os normais procedimentos de manutenção da Cidade-Jardim serão repostos.

Além destas medidas, o Município de Viseu relembra que é um dever cívico e ambiental de todos os munícipes poupar no consumo de água, seguindo práticas quotidianas que permitam eliminar todos os gastos supérfluos.

O Município de Viseu apela ainda para que não se utilize água da rede pública para regas, lavagens de carros, varandas ou terraços; para que se reduzam os tempos de banhos, as capacidades dos autoclismos domésticos e todos os desperdícios em geral. Deve também existir uma redução do caudal e da pressão da água nas suas casas, regulando a torneira (válvula), a seguir ao contador.

Aliada à implementação destes hábitos diários, os viseenses devem também procurar estar informados do ponto de situação junto das entidades competentes do Município.

Até ao momento, não está previsto o corte de água durante a noite, apenas a redução da pressão e do caudal das redes de abastecimento.

O Município e a Águas de Viseu agradecem a colaboração de todos os munícipes na salvaguarda deste bem tão precioso e escasso que é de todos nós. A sustentabilidade ambiental é uma prioridade do Concelho.