O Município de Seia anunciou, em nota enviada à nossa redação, que já gastou mais de 720 mil euros em medidas de caráter social, económico e sanitário, entre março de 2020 e 29 de janeiro deste ano, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.

Na mesma nota, a autarquia estima que os custos ascendam a um milhão de euros, após a execução do atual mecanismo de apoio destinado a quebras de faturação, que tem uma dotação de 200 mil euros e já recebeu mais de uma centena de candidaturas de empresas/empresários. O Município revela que das 94 candidaturas com parecer favorável, 84% já se encontram pagas.

Do conjunto de apoios lançados pela Câmara de Seia destacam-se os descontos nas faturas de água e saneamento nos meses de abril, maio e junho, a aquisição de equipamentos de proteção individual, material desinfetante e limpeza, o Programa Compre(em)Seia, o transporte de alunos do 11º e 12º anos, o apoio ao arrendamento comercial e a aquisição de computadores e pacotes de internet para o ensino à distância.

Entre as despesas encontram-se, ainda, as operações de testagem nas instituições, a aquisição de equipamentos (camas e colchões) e outros bens, isenções de rendas no Mercado e Feira Semanal e uma edição especial de Natal do programa Compre(em)Seia, através de vales atribuídos aos trabalhadores do município e descontados no comércio local.