O município de Mira vai contar com um investimento de cerca de um milhão de euros para combater a erosão costeira, após a visita da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, à Praia de Mira e a Poço da Cruz, zonas recentemente afetadas por fortes tempestades.
A governante esteve acompanhada por José Pimenta Machado, presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, numa deslocação que surge na sequência dos insistentes alertas da autarquia para o agravamento do avanço do mar e os seus impactos na atividade piscatória e na preparação da próxima época balnear.
Durante a visita, ficou assumido o compromisso de avançar com um protocolo, através da APA, que prevê uma intervenção urgente nos pontos mais críticos do litoral do concelho.
No terreno, o presidente da Câmara Municipal, Artur Fresco, alertou para o estado atual das praias e para a necessidade de uma resposta célere que garanta a segurança, proteja a economia local e preserve a atratividade turística do território. Num ano em que a Praia de Mira poderá assinalar 40 anos consecutivos com Bandeira Azul, foi ainda sublinhada a importância de assegurar condições adequadas para a época balnear.
A ministra indicou que o investimento permitirá a reposição de areias, com vista à recuperação das praias e à sua utilização já na próxima época balnear. A autarquia garante que continuará a acompanhar o processo, defendendo uma intervenção rápida que minimize os efeitos da erosão costeira antes do início do verão.




